Translate:

Amigos protegem fundo do mar na praia do canto em Búzios

A variedade e a beleza dos corais naturais de nossas praias, ao longo do tempo vêm sendo ameaçada pela pesca predatória. Embarcações com suas redes de arrasto passam a menos de 200 metros da costa peneirando o fundo do mar, destruindo a fauna e a flora submarina.



Com a intenção de criar uma área de proteção e respeito à natureza, foram desenvolvidas por um grupo de amigos da cidade, estruturas pré-fabricadas de concreto, ferro e telha que, levadas ao mar, servem como obstáculos para as redes. Essas estruturas vêm sendo colocadas em uma área específica desde 1992, dificultando essa atividade ilegal dos arrastões. As primeiras peças não apresentavam lastro suficiente e, inicialmente, eram facilmente quebradas e removidas. Observando o funcionamento dessas redes concluímos que as peças não poderiam ser retentivas para que cabos e redes não prendessem nos recifes artificiais.

Desenvolvendo uma tecnologia toda própria, refizemos os módulos, desta vez unindo uns aos outros para obter fixação e peso. Passamos a produzir estruturas de formato piramidal de base quadrangular e pentagonal que apresentaram excelentes resultados. Atualmente esses recifes artificiais estão envolvidos por corais naturais e em perfeita sintonia com a natureza, cumprindo sua função de proteção. Além disso, estão repletos de tocas que servem de abrigo para peixes e outros animais marinhos, beneficiando o ecoturismo e as atividades ligadas à pesca esportiva e ao mergulho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário